Como montar uma Rede Caseira em Windows

Anterior Home Seguinte

Informações simples para montar uma rede caseira, configurações e informações

[Comprar e colocar a Placa de Rede]
[Instalação do Software e sua Configuração]
[Partilha de Ficheiros e Impressoras]

Montar uma rede caseira pode ser bastante útil quando se tem mais de um computador em casa e se pretende trabalhar em ambos.
Uma rede pode servir para partilhar impressoras ou ficheiros, o que é bastante bom, pois invés de levar uma disquete de um computador para o outro porque quer trabalhar num documento que tinha começado no outro computador, pode como se tivesse a aceder a um disco do computador em que se trabalha, aceder ao disco-duro ou outros componentes do computador ligado em rede consigo, e trabalhar com facilidade e sem sobressaltos.
Para além disto, pode também jogar em rede com alguém que esteja no computador que está ligado ao seu, e vice-versa.


Comprar e coloc!r a Placa de Rede

[topo]

Antes de mais ter-se-á de comprar o n.º de placas de placas de rede necessárias para a rede, como cada computador que se irá ligar à rede necessita de uma, tem de ter uma placa para cada computador. Eu pessoalmente recomendo a Genius Ethernet GF100TXR 10/100 (as que eu tenho), que custa sensivelmente 3.500$00 e que tem uma relação preço/qualidade bastante boa, já que as concorrentes têm um custo bastante superior para ter as mesmas funções que esta tem.. Esta placa é PCI, e têm como adaptador as tomadas RJ45. A velocidade da Genius, é de 10Mbits a 100Mbits, dependendo da HUB, se existir.

Depois se desejar instalar a placa sozinho, informo-lhe já que não é difícil mas complicado para quem nunca abriu um computador. Desde já tem de se tirar todos os cabos que ligam o computador aos periféricos e à corrente. Depois leve o computador para cima de uma mesa por exemplo, já que vai ter de ter espaço.
Abrir a caixa depende de computador para computador, mas normalmente basta tirar os parafusos que estão atrás da caixa (normalmente 6 ou 4 parafusos), desencaixar a parte de cima da caixa, e pronto já está aberta! Depois tem de se ver se se tem alguma slot PCI livre (as slots PCI são umas ranhuras de plástico branco na MotherBoard com uns contactos, as slots ISA diferem-se por serem pretas, e bastante maiores), se tiver uma livre, basta tirar o parafuso que segura uma placa pequena de ferro que serve para tapar as aberturas atrás do computador (que mais tarde poderão ser utilizadas com placas que se irão acrescentando ao computador), retirar esse pequeno ferro, e encaixar a placa na slot PCI (a parte dos contactos da placa encaixam na slot PCI), com a parte do ferro para onde se tirou o outro (esta operação requer um pouco de cuidado). Caso não tenha slots PCI livres, poderá sempre optar por uma placa ISA. Se tiver um pouco inseguro ao fazer este trabalho será melhor pedir a ajuda de alguém mais experiente ou uma loja informática.
Depois da instalação poderá fechar a caixa, levar o computador para o seu lugar e ligar os fios da corrente, monitor, etc...


Instalação do Software e sua Configuração

[topo]

IPDependendo da placa de rede, cada uma trará diferentes drivers, e por sua vez diferentes procedimentos de instalação, vou portanto explicar apenas como se configura a rede e não a placa.

No Painel de Controlo do Windows na secção Rede, ter-se-á aí de identificar o computador na Rede Local na secção "Identificação", onde se dá um nome ao computador, de preferência simples, do tipo "P500", "Sala" ou "Pentium", cada computador terá de ter um nome diferente.
Terá também de se escolher um nome para o grupo de trabalho, todos os computadores da rede devem ter o mesmo nome (do tipo: "G1", "MSHome" ou outros).

A seguir terá de se instalar a sua placa de rede, e protocolos (que é a linguagem que os computadores "falam" uns com os outros). Poderá encontrar a secção de Rede no Painel de Controlo do Windows, neste local poderá configurar toda a rede.
Dependendo dos efeitos, será absolutamente necessário o protocolo TCP/IP (caso não o tenha instalado carregue em Adicionar > Protocolo > TCP/IP). Nas propriedades desse protocolo (na figura), escolha a secção "Endereço IP", tecle em "Especificar um endereço IP" e depois terá de especificar um endereço IP diferente para cada computador, entre 192.168.0.0 e 192.168.255.255 (por exemplo um computador com o endereço 192.168.0.1 e outro com o 192.168.0.2).
Terá igualmente de especificar a mesma mascara de sub-rede para todos os computadores que recomendo que seja 255.255.255.0.


Partilha

[topo]

No Painel de Controlo na secção Rede, terá de carregar em "Partilhar Ficheiros e Impressoras" e carregar nas duas caixas de verificação para poder partilhar os discos e impressora.
Depois de se configurar os computadores que estão na rede, e de os reiniciar, poderá partilhar os discos, cd-roms, drives, e impressoras, e a sua ligação à Internet.
Para partilhar os seus discos e impressoras terá de carregar com a tecla direita do rato num disco, ou numa impressora, e escolher "partilhar". Depois poderá ver os outros computadores na "Vizinhança na Rede" no "Ambiente de Trabalho"
Para partilhar a Internet, terá de ter o Windows 98 SE, ME ou XP em todos os computadores, ou adquirir um programa capaz de partilhar a Internet. Eu sugiro um muito simples, e freeware, que poderá encontrar na Internet para fazer o download que é o AnalogX Proxy.

Espero sinceramente que isto tenha ajudado e se tiver alguma dúvida que me mandasse um E-Mail, ou também recomendo um livro "Redes locais em Windows 98 e Me" do técnico certificado pela Microsoft, Cláudio Tereso.


[Anterior] [Seguinte] [Topo]